Editor PHP gratuito Netbeans 6.8

Até a pouco tempo eu estava usando como ferramenta gratuita para edição WEB o APTANA. Que na versão 1.5 tinha bom suporte a PHP e Javascript. Todavia da versão 2.0 pra diante, o pessoal do APTANA abandonou o suporte nativo a PHP. Só percebi depois de desinstalar a versão 1.5 e instalar a 2.0.

Temporariamente retomei a utilização do Dreamweaver 8 (não é gratuíto) e que apesar de ser uma versão desatualizada, continua com algumas opções mais completas que os editores gratuítos que temos à disposição.

Mas retomei minha busca por editores gratuitos, e fiquei surpreso com o Netbeans 6.8 customizado para PHP. Pra começar… o tamanho do arquivo de Download: 25MB contra os 135MB do Aptana 2.0. Eu disse míseros 25 Megalhões de Bytes! Veja com seus próprios olhos no site de Download: http://netbeans.org/downloads/index.html (na opção de download Netbeans para PHP).

De cara deu pra perceber que também não é tão pesado para abrir o programa, instalei-o em um note Intel Dualcore 1.8Ghz com 2GB de RAM e Windows Vista.  Para ser mais preciso… não abre tão rápido quanto o bloco de notas hahaha mas também perde para o Dreamweaver 8.

Recursos encontrados:

Interface em Português
(dispensa comentários)

Search e replace em todo o projeto

Este é um recurso que me era muito útil no Dreamweaver, mas que não estava disponível no Aptana. Necessário quando vc quer modificar o nome de uma variável, função ou método que vc criou, e está sendo chamada em diversos arquivos. Talvez vc nem lembre todos os locais que será necessário modificar. Nesta hora a ferramenta detona.

Sugestão para comandos PHP e Javascript, incluíndo detalhes sobre as funções

Este recurso é encontrado tanto no Dreamweaver quanto no Aptana. E o Netbens faz bonito.

O mesmo vale para Javascript, HTML e CSS.

Localiza os métodos e atributos da Classe em que vc está trabalhando
Já trabalhei com java, e meu ambiente de trabalho era justamente o Netbeans. Apreciava o recurso oferecido por ele, em que dentro de uma classe vc pode digitar “this.” e ele suge os métodos e atributos disponíveis na classe.  Tal recurso está inteiramente disponível na versão do ambiente Netbeans para PHP.

Perceba na figura acima, que ao selecionar um dos métodos de minha classe, ele apresenta inclusive a documentação do método. Claro… vc precisa seguir o padrão de documentação PHP, e informar antes de cada método seu propósito e parâmetros, como no exemplo abaixo:

Suporte a TAGs HTML

Vc pode escrever código HTML tranquilamente, que ele oferece sujestão para nomes das TAGs e também para os atributos. Se vc escrever a tag body como esta:  <body style=”color: red “></body>    pode localizar a propriedade style, e nos valores para o atributo, virão também automaticamente as sugstões de comandos CSS, como color e após selecionar este colocando dois pontos “:” será apresentada uma modesta lista de cores. Achei pobre a lista de cores neste caso, mas funciona amigavelmente.

Suporte avançado a CSS

Não utilizei o recurso ainda por tempo suficiente para afirmar que seja excelente, ou apontar possíveis defeitos. Porém percebi que possui recursos interessantes. Quando um arquivo “.css” é aberto, um painel é apresentado com ferramentas para manutenção dos parâmetros do CSS.

Mais detalhes na figura abaixo:

Figura com Detalhes do painel de apoio a CSS

Dá pra notar que ele mostra inclusive um exemplo de texto com a formatação a direita. Neste quesito o APTANA era o mais pobre… oferecia como grande recurso uma cubo de 216 cores para ajudar na escolha das cores para atributos CSS.

Pontos Negativos

1) Falta uma interface WYSIWYG para delinear interfaces HTML.  Aliás quanto a este recurso, dos programas que experimentei só o Dreamwever oferece algo realmente satisfatório. Sei que para o bom desenvolvedor, aquele que conhece os recursos de HTML e CSS, até não faz muita falta. Mas acho interessante por exemplo para preparar rapidamente uma página estática em HTML com textos e figuras. Principalmente para copiar com a formatação um texto que vc copia do Writer Open Office, ou no Office Word. Facilita também para colar uma lista de valores no HTML, pois com WYSIWYG é rapidinho e intuitivo preencher uma tabela.

2) [Ponto de vista Pessoal] Não oferece suporte nato a bibliotecas javascript mais conhecidas como Jquery e Dojo. Seria interessande em meio a um código JavaScript digitar “dojo.” e ele oferecer as opções da API Dojo. Talvez até haja uma forma de acrescentar um plugin de terceiros ou coisa parecida, investiguei superficialmente e não tive um resultados satisfatórios. Neste ponto o APTANA faz bonito e o Dreamweaver 8 também é isento.

Conclusão

Temos aí um editor WEB para PHP, HTML, JAVASCRIPT e CSS  de ótimo nível entre os da categoria FREEWARE, fácil de instalar, arquivo de Download relativamente pequeno, bons recursos. Vale a pena testar!

Grande Abraço

Tags: , , , ,

5 Responses to “Editor PHP gratuito Netbeans 6.8”

  1. Pa3cK Says:

    Muito bom tópico… eu estava procurando algo do tipo já há algum tempo…
    obrigado =]

  2. silva Says:

    A palavra gratuito NÃO TEM ACENTO NO “I”

  3. Danilow Says:

    Netbeans é a melhor IDE gratuita! Para Java ela é imbatível, e para PHP, Ruby, etc ela também faz bonito!

    Sou fã xiita radical islâmico dessa IDE, pra mim não tem coisa melhor! auhauahauhauahauahauh

  4. Danilo Morães Says:

    Eu uso Aptana Studio 3 e fui testar o NetBeans 7.0.1 e achei incrível. Uma das coisas que mais uso são as opções de refatorar. Eu usava o Search/Replace, mas tinha vários lugares onde eu não queria modificar porque eram de outro assunto e o NetBeans permite modificar apenas o que diz respeito a um nome de método ou variável. Incrível.

    No entanto, estou parando com ele pelo fraco suporte a FTP e pela falta do modo Coluna para seleção.

    Preciso que meu IDE atualize na hora a lista de arquivos do FTP porque na atual empresa, não trabalhamos com controlador de versão e o NetBeans não suporta tal recurso. É até justificado pelo fato de ele ter que indexar todo o projeto para oferecer os recursos que oferece, mas preciso dele e o NetBeans não ajuda. Ter que baixar os arquivos do servidor a cada momento é trabalhoso e corro o risco de cometer erros graves.

    Outra questão é o modo de seleção em colunas que só é disponível instalando um plugin que aparece como deprecated e pedindo pra instalar outras coisas também deprecated. Uso muito o modo de seleção em colunas. Mas conseguiria me achar sem isso.

    Mas o que realmente falta é o recurso de atualização instantânea da lista de arquivos no servidor.

    Abraço

  5. Fragata Says:

    Pra quem tem o mesmo problema que o Danilo Morães Says: , eu uso o FileZilla, que oferece todo o suporte para FTP e ainda é inteiramente gratuito.

    Sobre o NetBeans, eu usei ele a muito tempo atrás, nas versões bem antigas que embaralhavam todo o código, na época eu usava só o Eclipse e era muito ruim na programação, mal entendia como trabalhar com o NetBeans e meu Windows 98 não ajudava muito xD

    Mas agora pelo que vi ele melhorou bastante e pelas recomendações, vou voltar a usá-lo, estava querendo um substituto para o Dreamweaver e essa parece ser uma ótima opção pelo que vi, obrigado pelo artigo o/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: