Instalação da Biblioteca Dojo

Como frequentemente tenho escrito algum post direcionado a utilização das ferramentas dojo, decidi criar um tutorial enxuto dedicado apenas a instalação e testes do dojo. Posso adiantar que trata-se de uma tarefa muito simples!

O Dojo é um conjunto de ferramentas javascript (dojo toolkit – por conveniência em português gosto de chamar biblioteca dojo) cheio de recursos para enriquecer a experiência do usuário. Sei que já falei sobre o assunto em outro post, mas vale a pena reforçar. Para encontrar o Dojo Toolkit acesse:

http://www.dojotoolkit.org/downloads

localize o link “All Downloads” e acesse-o, a seguir escolha (bem no topo) o link “Download latest Stable Releaze x.x.x” (atualmente na versão 1.3.0, a qual adotaremos neste exemplo). Neste ponto vc irá se deparar com uma página abarrotada de links para download, que são diversas versões da biblioteca em compactações tar, zip, com os arquivos fontes já compactados pelo shrinksafe, outras com toda a bilbioteca com os arquivos fontes (abertos e comentados). Nos interessam apenas 2 downloads, a saber:

dojo-release-1.3.0-src.zip – versão totalmente aberta, na qual vem exemplos junto, e vc pode acessar o código fonte. É a ideal para suas experiências na máquina local onde vc desenvolve seus projetos. Tamanho: 22 M.Bytes (43 MBytes descompactado)

dojo-release-1.3.0.zip – versão enxuta, sem exemplos e sem os comentários nos códigos. Ideal para fazer upload ao servidor. Tamanho: 3.4 MBytes ( 8,67  MBytes descompactado)

Baixe sua versão para desenvolvimento, e descompacte-a para a pasta do localhost (no meu servidor Apache a pasta fica em c:\Apache2.2\htdocs\, de forma que ao ter baixado e descompactado fica: C:\Apache2.2\htdocs\dojo-release-1.3.0-src.

Testando 1…2…3…

A partir daí vc pode se divertir com os exemplos que acompanham a biblioteca. É um show, tem até arte de computação gráfica direto no browser sem usar Flash. Puxa… se não fosse uma ferramenta gratuita eu cobraria do Dojo por frases como esta hahaha.

Para encontrar os exemplos, abra com o windows explorer a pasta raiz do dojo (dojo-release-1.3.0-src) e faça uma pesquisa por “test_*.html”. Uma lista com mais de 350 exemplos é apresentada nesta versão. Basta abrir o arquivo HTML.

Figura 1 - Pesquisando arquivos de teste

Figura 1 - Pesquisando arquivos de teste

Para abrir um deles clique (ex: test_Tooltip.html) e abra com o browser, o endereço: file:///C:/Apache2.2/htdocs/dojo-release-1.3.0-src/dijit/tests/test_Tooltip.html será apresentado. Substitua o caminho até htdocs pelo endereço do servidor http://localhost/dojo-release-1.3.0-src/dijit/tests/test_Tooltip.html e pronto o exemplo estará rodando certinho.

Advertisements

Tags: , , , ,

One Response to “Instalação da Biblioteca Dojo”

  1. Ajax – Enviar Conteúdo de Formulário via POST com DOJO « Ahã… programando…! Says:

    […] Ahã… programando…! Programação Web com maionese e catchup « Instalação da Biblioteca Dojo […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: